domingo, 12 de abril de 2009

Jesus teria passado pelo processo de evolução ou teria sido criado de modo especial por Deus?


Jesus, o anunciado de todos os povos, o espírito da verdade, o Verbo
A lei da evolução é a própria manifestação divina em nós, abrange tudo o que existe.  Portanto, Jesus passou, em algum tempo / espaço pelo processo evolutivo. Com que características, onde, em que tempo? Não temos como saber. O espiritismo esclarece muitas coisas, mas nos mostra a realidade de nossa limitadíssima capacidade  de compreensão das coisas divinas. Podemos imaginar quem é Jesus se considerarmos que desde o surgimento do nosso planeta Ele já era um espírito purificado, cuja ação abrangente no cosmos e na alma humana não conseguimos ainda conhecer. Nossos pequenos ou grandes contratempos terrenos tornam--se insignificantes quando imaginamos que um espírito que paira entre as estrelas, capaz de organizar e construir mundos, se "condensa" a ponto de caber em um corpo de mulher e encarnar como um ser humano comum, simples e humilde.  Ainda assim o impacto de sua mensagem foi tamanho que ecoa pelos séculos afora e sobrevive, em sua essência, a todas as tentativas de  fraude, distorção e reescritas que sofreu até o momento. Seu conhecimento e poder faz com que algumas pessoas ainda hoje o  considerem como o próprio Criador. Mas Jesus é criatura. Para nós, é a a criatura que nos apresenta o projeto de Deus. Por isto Ele disse "eu sou o caminho para a verdade e para a vida" (a eliminação da preposição foi uma das alterações). Está claro que Ele nos mostra o que Deus espera de nós e deste modo nos oferece um sentido para a vida na terra. Como é bem difícil expressar quem é Jesus vejamos o que os espíritos superiores nos escrevem em palavras tão belas e esclarecedoras.

" (...)Essas Inteligências Gloriosas tomam o plasma divino e convertem - no em habitações cósmicas de múltiplas expressões (...) quais moradias  que perduram por milênios e milênios, mas que se desgastam e se transformam, de vez que o Espírito Criado pode formar ou co-criar, mas só Deus é o Criador de Toda a Eternidade." (Evolução em Dois Mundos, pág21) Jesus é uma destas Inteligências co - criadoras em Plano Maior com Deus. Mesmo a criação destes espíritos da esfera crística é impermanente. Só Deus cria a vida, que é eterna.

"(...) A lição do Cristo ficou para sempre na terra, como  o tesouro de todos os infortunados e desvalidos. Sua palavra construiu a fé nas almas humanas fazendo-as entrever  os seus gloriosos destinos". (A Caminho da Luz,  pág 18)

128. Os seres que chamamos de anjos, arcanjos, serafins, formam uma categoria especial, de natureza diferente da dos outros espíritos?
-Não. São espíritos puros: estão no mais alto grau da escala e reúnem em si todas as perfeições.
129. Os Anjos também percorreram todos os graus da evolução?
Percorreram todos. Mas, como já dissemos,  uns aceitaram a sua missão sem murmurar e chegaram  mais depressa, outros empregaram maior ou menor tempo para chegar à perfeição. (Livro dos Espíritos)

"(...) (Jesus) é um espírito puro e, para compreender a natureza de sua alma cândida e bela é preciso compreender o grau de evolução que tinha antes da formação do vosso mundo; analisar sua relação com seus contemporâneos; visualizar a extensão de sua mensagem renovadora. Ele existia desde épocas imemoriais. De onde viria? Qual mundo foi o palco de suas lutas, de seus anseios, de sua história? Não importa. Com certeza os mundos que o viram crescer e nos quais caminhou sobre a superfície não  mais existem .  (...) A alma de Jesus paira entre as estrelas, numa espécie de holo -existência. Seu ser banha-se na luz das luzes, pois ele próprio é o ser, cuja existência supera os conceitos que se possam fazer ou desenvolver a seu respeito. " (Gestação da Terra, pág 123).

Os espíritos falam e, para entender, a nossa alma se cala, por instantes.

Livros citados:
Evolução em dois mundos, psicografia de Chico Xavier, espírito André Luiz
A Caminho da Luz, psicografia de Chico Xavier, espírito Emanuel
O Livro dos Espíritos, Allan Kardec
Gestação da Terra, psicografia Robson Pinheiro, espírito Alex Zrthú
Postar um comentário
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...